Páginas

sexta-feira, 1 de julho de 2011

ATIVIDADE COM FIGURAS GEOMÉTRICAS



Escola Estadual de Ensino Fundamenta Professora Carmem Rocha Borges
Curso 100hs: Tecnologia na Educação – Ensinando e Aprendendo com as TIC’s

Professora Formadora: Cleodoana A. de Souza

Cursistas: Cleonice de M. Fonseca Viana



Ativ 2_6_a  Planejamento de uma Aula com o uso da Internet (hipertextos)

Componente curricular:

·         Matemática

Tema:

   Geometria: Formas planas e tridimensionais

Duração:

   240 minutos.

Público envolvido:

       Alunos do 6 Ano A e B – Período Matutino e Vespertino

Conhecimentos prévios trabalhado com o aluno

    Conhecimentos básicos da geometria;
       Noções de álgebra elementar.

Objetivos:

Estimular a criatividade e desenvolver o raciocínio geométrico espacial;
Identificar as formas de objetos e figuras;
Estabelecer relação entre as medidas de suas partes e entre figuras diferentes, suas propriedades e definições;
Desenvolver formas a partir de conhecimentos geométricos;
Identificar arestas, faces e vértices.


Abordagem pedagógica:

      Construção do Tangram em A4;
      Uso do Laboratório de Informática;
      Jogos na Internet.

Mídias e tecnologias a serem utilizadas:

   Computador; caneta e caderno, câmera digital, folha de papel A4, tesoura e lápis de cor.


Procedimentos Pedagógicos:
 
   Em sala de aula, após a Lenda do Tangram os alunos irão desenvolverão a atividade 1: construção do tangram com uma folha de papel;
  Em sala de aula, os alunos serão motivados e preparados para as aulas na sala de informática;
    Já na sala de informática desenvolverão as seguintes atividades em dupla:
      2-Jogarão o Tangram;
      3-Jogarão o jogo da memória geométrico;
      4-Observarão os sólidos geométricos e resolverão as questões;
      5-Em sala de aula apresentarão suas impressões e conclusões.


Avaliação:

         O aluno será avaliado através de sua participação durante todo o desenvolver da atividade, na produção coletiva e atividade escrita onde os alunos poderão informar a quantidade de vértices, faces e arestas de um sólido geométrico representado no plano e a identificação dos sólidos.


Referências Bibliográficas:









Atividades:

1-Construir o tangram em uma folha de papel A4 com conceitos de ponto médio, diagonal através de dobraduras.
1) Pegue uma folha A4;
2) Dobre-a como mostra a figura;
3) Veja as marcas das dobraduras. Explore esta etapa para criar questionamentos como: Que figuras foram formadas pelas dobraduras? Quais são as condições necessárias e suficientes para definirmos cada figura? Que tipos de triângulos (quanto aos lados e quanto aos ângulos) surgiram? Quanto vale os ângulos presentes? Faça questionamentos deste tipo após cada etapa dessa atividade;
4) Recorte o retângulo sobressalente.
5) Pegue o quadrado;
6) Dobre pelas diagonais;
7) Dobre a ponta inferior direita de forma que a mesma coincida com o meio do quadrado (lembre o ponto médio);
8) Desdobre e observe as marcas das dobraduras;
9) Dobre, como na figura, de modo que a borda da folha coincida com o meio do quadrado;
10) Desdobre;
11) Dobre a ponta superior direita de forma que a mesma coincida com o meio do quadrado;
12) Desdobre. Todas as marcas necessárias para o molde do Tangram já estão feitas;
13) Trace com uma caneta conforme a figura;
14) Recorte de acordo com os traços separando as 7 figuras do Tangram.
Finalize a atividade fazendo uma ampla discussão sobre todas as figuras que compõe o tangram, levando em conta os ângulos, as arestas e a relação entre elas (Quantas vezes a área de uma é maior que a outra? Qual a razão entre uma aresta e outra?).
      







  

































2- No laboratório de informática: os alunos deverão jogar o tangram, a partir de  um desenho proposto.
      

3 -No jogo da memória, relacione cada figura plana ao seu respectivo nome.

4-Com base no que você aprendeu observe os sólidos geométricos e responda:




a)      Quantos vértices tem cada sólido A, B, C, D, E e F?

b)      Quantas arestas tem cada sólido A, B, C, D, E e F?

c)      Quantas faces tem cada sólido A, B, C, D, E e F?

 FOTOS DAS ATIVIDADES:




























Nenhum comentário:

Postar um comentário