Escola Estadual de Ensino Fundamenta Professora Carmem Rocha Borges
Curso 100hs: Tecnologia na Educação – Ensinando e Aprendendo com as TIC’s
Professora Formadora: Cleodoana A. de Souza
Cursistas: Cleonice de M. Fonseca Viana
Ativ 2_6_a Planejamento de uma Aula com o uso da Internet (hipertextos)
Componente curricular:
· Matemática
Tema:
Geometria: Formas planas e tridimensionais
Duração:
240 minutos.
Público envolvido:
Alunos do 6 Ano A e B – Período Matutino e Vespertino
Conhecimentos prévios trabalhado com o aluno
Conhecimentos básicos da geometria;
Noções de álgebra elementar.
Objetivos:
Estimular a criatividade e desenvolver o raciocínio geométrico espacial;
Identificar as formas de objetos e figuras;
Estabelecer relação entre as medidas de suas partes e entre figuras diferentes, suas propriedades e definições;
Desenvolver formas a partir de conhecimentos geométricos;
Identificar arestas, faces e vértices.
Abordagem pedagógica:
Construção do Tangram em A4;
Uso do Laboratório de Informática;
Jogos na Internet.
Mídias e tecnologias a serem utilizadas:
Computador; caneta e caderno, câmera digital, folha de papel A4, tesoura e lápis de cor.
Procedimentos Pedagógicos:
Em sala de aula, após a Lenda do Tangram os alunos irão desenvolverão a atividade 1: construção do tangram com uma folha de papel;
Em sala de aula, os alunos serão motivados e preparados para as aulas na sala de informática;
Já na sala de informática desenvolverão as seguintes atividades em dupla:
2-Jogarão o Tangram;
3-Jogarão o jogo da memória geométrico;
4-Observarão os sólidos geométricos e resolverão as questões;
5-Em sala de aula apresentarão suas impressões e conclusões.
Avaliação:
O aluno será avaliado através de sua participação durante todo o desenvolver da atividade, na produção coletiva e atividade escrita onde os alunos poderão informar a quantidade de vértices, faces e arestas de um sólido geométrico representado no plano e a identificação dos sólidos.
Referências Bibliográficas:
Atividades:
1-Construir o tangram em uma folha de papel A4 com conceitos de ponto médio, diagonal através de dobraduras.
1) Pegue uma folha A4;
2) Dobre-a como mostra a figura;
3) Veja as marcas das dobraduras. Explore esta etapa para criar questionamentos como: Que figuras foram formadas pelas dobraduras? Quais são as condições necessárias e suficientes para definirmos cada figura? Que tipos de triângulos (quanto aos lados e quanto aos ângulos) surgiram? Quanto vale os ângulos presentes? Faça questionamentos deste tipo após cada etapa dessa atividade;
4) Recorte o retângulo sobressalente.
5) Pegue o quadrado;
6) Dobre pelas diagonais;
7) Dobre a ponta inferior direita de forma que a mesma coincida com o meio do quadrado (lembre o ponto médio);
8) Desdobre e observe as marcas das dobraduras;
9) Dobre, como na figura, de modo que a borda da folha coincida com o meio do quadrado;
10) Desdobre;
11) Dobre a ponta superior direita de forma que a mesma coincida com o meio do quadrado;
12) Desdobre. Todas as marcas necessárias para o molde do Tangram já estão feitas;
13) Trace com uma caneta conforme a figura;
14) Recorte de acordo com os traços separando as 7 figuras do Tangram.
Finalize a atividade fazendo uma ampla discussão sobre todas as figuras que compõe o tangram, levando em conta os ângulos, as arestas e a relação entre elas (Quantas vezes a área de uma é maior que a outra? Qual a razão entre uma aresta e outra?).
2- No laboratório de informática: os alunos deverão jogar o tangram, a partir de um desenho proposto.
3 -No jogo da memória, relacione cada figura plana ao seu respectivo nome.
4-Com base no que você aprendeu observe os sólidos geométricos e responda:
a) Quantos vértices tem cada sólido A, B, C, D, E e F?
b) Quantas arestas tem cada sólido A, B, C, D, E e F?
c) Quantas faces tem cada sólido A, B, C, D, E e F?
Nenhum comentário:
Postar um comentário