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sexta-feira, 8 de julho de 2011

Dobrando e Desdobrando a Geometria

Atividade 3.3 - Projeto com a integração de tecnologias e mídias.

ESCOLA E. E. F. Professora Carmem Rocha Borges

1 - TEMA: Dobrando e Desdobrando a Geometria

2 - PROBLEMÁTICA:
• É possível construir um quadrado utilizando uma folha retangular?
• Como construir um triângulo eqüilátero com uma folha retangular?
• Podemos construir um cubo a partir de dobraduras?
• Como você, utilizando dobraduras, construiria um quadrado dentro de outro?
• A simetria está presente nas dobraduras?

3 - ÁREAS ENVOLVIDAS:
Matemática, Português, História, Ciências e Educação Artística

4 - SÉRIE: 6º anos

5 - PROFESSORES: Cleonice de Moura Fonseca Viana

6 - PLANEJAMENTO GERAL DO PROJETO:
Ao estudarmos na disciplina de Matemática os conceitos básicos de geometria de maneira "tradicional", deixamos de trabalhamos a coordenação motora, tão importante no manuseio dos instrumentos de desenhos geométricos, pois encontramos dificuldades no traçado e interpretação das formas geométricas tanto planas quanto espaciais.
Com a dobradura podemos ensinar de uma forma mais lúdica e cognitiva, desenvolvendo atividades manuais que exigem observação e disciplina no cumprimento de etapas, podendo construir e reconstruir os conceitos de geometria.
Utilizar desta arte milenar na sala de aula poderá fazer toda a diferença, enriquecendo a aula e tornando a aprendizagem mais interessante e mais divertida. Através da técnica de dobragem podemos estudar as simetrias, bem como comparar tamanhos, comprimentos, áreas e capacidades.

7 - TECNOLOGIAS E MÍDIAS UTILIZADAS:
Computadores, internet, papel sulfite colorido, régua ou tesoura.

8 - ETAPAS:
Iniciaremos os trabalhos com a história da origem do origami e sua arte. Tais textos e assuntos serão trabalhados em Português, História, Ciências e Educação Artística.
Os conceitos geométricos serão tratados tomando-se por base modelos de origami, aproveitando-se das etapas de cada dobradura para construção e reconstrução da Geometria.
Os alunos trabalharão em grupos, sendo que a cada modelo construído, deverão apresentar um relatório no qual deverá conter o "passo à passo" da dobradura e os conceitos geométricos que foram desenvolvidos e suas dificuldades. A fixação dos conteúdos será por exercícios elaborados pelos grupos ao final de cada modelo.
Em cada etapa serão analisados os elementos geométricos, as propriedades e conceitos que serão formados, como diagonais perpendiculares, tipos de triângulos, as propriedades que caracteriza os quadriláteros, eixo de simetria, a construção do quadrado e do triângulo eqüilátero, que são as fases para a construção dos poliedros, através das dobraduras seguindo os passos determinados:
• Construção livre do Origami - aviões, barcos, chapéus, envelopes, animais, caixas, aves e flores;
• Confecção do Tsuru (uma espécie de garça) ave sagrada japonesa, símbolo do Origami e que representa paz, longevidade e saúde;
• Trabalhando com o Origami simples dobradura de forma geométrica simples como o quadrado e o triângulo;
• Construir os poliedros como o cubo, pirâmide, hexaedro e tetraedro.

9 - RESULTADOS:
Os alunos apresentarão seus trabalhos em sala de aula e exposição das dobraduras no pátio da escola.

10 – AVALIAÇÃO:
A avaliação será processual e continuada, confrontando-se, em todos os momentos, os objetivos deste trabalho, a produção e aprendizagem do aluno. Os conteúdos serão verificados e quantificados, em notas, mediante aos relatórios e exercícios propostos pelos grupos.

11 - REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
IMENES, Luiz Márcio. Geometria das dobraduras. São Paulo: Scipione, 1988.Uma abordagem da geometria através de dobraduras e recortes. In: Signos. Lajeado, RS vol-12, n-22 (março 1988) p: 96-104.
MATTOS, F. R. P. Números Construtíveis por Dobraduras ou Reflexões. 290 f. Dissertação (Mestrado em Matemática Aplicada) Instituto de Matemática Aplicada da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2001.
OLIVEIRA, Fátima Ferreira. Origami: Matemática e Sentimento (www.voxxel.com.br/fatima/origami/origami.pdf)
TOLEDO, Marília. Didática de matemática: como dois e dois. A construção da matemática - São Paulo: FTD, 1997. (Conteúdo e metodologia).
www.google.com
http://en.origami-club.com/
http://www.ime.unicamp.br/~eliane/ma241/trabalhos/origami.pdf
www.youtube.com/watch?v=McgLr8nRNcY
http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/719-2.pdf
http://www.nte-jgs.rct-sc.br/~maismatematica/projetos/desdobrando%20a%20geometria/dgprojeto.htm

"Todo origami começa quando pomos as mãos em movimento
Há uma grande diferença entre conhecer alguma coisa através da mente e conhecer a mesma coisa através do tato."
Tomoko Fuse, origamista japonesa

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