Páginas

sexta-feira, 8 de julho de 2011

Atividades do Curso Ensinando e Aprendendo com as TIC – eproinfo/MEC

ATIVIDADE 4.3 - A partir do texto de Silvio da Costa Pereira, como você poderá aplicar as Mídias pedagogicamente. - Pág. 200 a 210
De acordo com Silvio da Costa Pereira, é importante professores e gestores compreendam que os processos de mídia-educação devem levar em conta tanto o uso, quanto a análise crítica e o uso como meio de expressão dos meios de comunicação. E nós professores devemos fazer uso das tecnologias é imprescindível, embora que seja necessário associa-las com os conteúdos programados, desta forma o professor, deverá criar projetos com situações de aprendizagem que possam tornar-se significativa para o aprendiz, sem perder o foco da do conteúdo/aprendizagem.

ATIVIDADE 3.5 - Conceitue CURRÍCULO
O currículo é tudo o que se planeja para trabalhar com o educando em todas as situações e se tratando de projeto escolar não há como executá-lo se este não estiver incluso no currículo escolar, pois, o currículo expressa o projeto pedagógico da escola, organiza e orienta as prática educativa, abrange todas as atividades, por isso, precisa ser muito bem pensado na hora de ser elaborado.

ATIVIDADE 3.4 - PROPOSTA E RELATO DA VIVÊNCIA DO PROJETO
Ao final do desenvolvimento das atividades propostas no projeto “Dobrando e Desdobrando a Geometria” foi muito positivo o resultado obtido. Pois os alunos reconheceram a importância da matemática no cotidiano, além da motivação conquistada para aprender os conceitos utilizados no desenvolvimento das aulas, assim como outros conceitos que os próprios alunos descobriram ou relembraram nas discussões que tivemos durante o desenvolvimento do trabalho.
Pude concluir que as atividades favoreceram o estudo da Geometria de forma lúdica, dentro da sala de aula e forneceram aos alunos um rico material, desenvolvendo a capacidade de observação, de localização plana e espacial e de leitura e interpretação de diagramas, ampliando seus conceitos referentes à Geometria e sua relação com o ambiente em que vivem. Outro ponto que observei foi o aumento da capacidade de relacionar os conhecimentos construídos com o ambiente a sua volta e com a apreensão da nomenclatura especifica do campo geométrico. Pude destacar que a utilização do Origami como recurso metodológico levou os alunos a desenvolverem o raciocínio lógico.
O professor necessita conhecer várias possibilidades de trabalho em sala de aula e deve procurar motivar o seu aluno, pois a falta de estímulo interfere na aprendizagem e, para que a mesma ocorra, é necessário continuidade, esforço e ter motivos para esforçar-se.

ATIVIDADE 3.2 (Continuação da 2.6 A)
Foi muito gratificante trabalhar o projeto Atividades com figuras geométricas com meus alunos, pois o envolvimento nas atividades propostas foi excelente. Eles amaram as aulas na sala de informática, conseguiram entender a diferença entre plano e espacial, e com a ajuda do computador conseguiram assimilar melhor os vértices, faces e arestas. A aula ficou mais dinâmica e ouve mais interesse por parte dos alunos.

ATIVIDADE 2.6 B Fórum – Visitar o trabalho dos colegas na biblioteca escolhendo um título para realizar uma análise comentando no fórum.
Atividades sobre alimentos por: Antônia Eridan Braga Palácio - gostei da forma com que você trabalhou o tema, a interdisciplinaridade do tema, e como usou a matemática nos alimentos, o vídeo no seu blog é muito interessante.


ATIVIDADE 2.4 - PARECER AVALIATIVO
Helena, gostei de como você exemplificou o hipertexto quando você comparou ele com o livro “É como estivesse virando as páginas de um livro forma mais eficaz”. E como a Zilda colocou o seu entendimento sobre o hipertexto “é um texto que agrega outros textos, permitindo vários pontos de vistas de um mesmo assunto.”

ATIVIDADE 2.3 - Conceituando hipertexto
Hipertexto é um conjunto de recursos que facilita a navegação em um texto agregando-se recursos como sons, imagens, animação, tornando a pesquisa mais atraente e mais completa.

ATIVIDADE 2.2 - NAVEGANDO EM BUSCA DO CONCEITO DE HIPERTEXTO
Na primeira tentativa de pesquisa deparei-me com 10 páginas para pesquisar, isso é assustador, acabei não olhando todas, percebendo assim que isso também acontece com os nossos alunos
Através das pesquisas pude perceber que o hipertexto possibilita a livre escolha do caminho a ser percorrido pelo usuário, um texto interativo, agregando-se recursos como sons, imagens, animação tornando-se a consulta mais fácil e atraente, e que o hipertexto pode ser usado para disponibilizar a informação em catálogo de produtos, apresentação de empresas e muito mais. O site que melhor exemplifica é o Wikipédia, que define o hipertexto como uma enciclopédia livre, independente do meio, pode acontecer também no manuscrito, desde que a possibilidade de leitura supere o modelo tradicional, uma enciclopédia é um clássico modelo de hipertexto. Gostei também do que é exposto no site (WWW.infoescola.com/informatica/hipertexto/) da historia do hiperlink que está relacionado à própria evolução da tecnologia computacional quando a interação passa à interatividade, em que o computador deixa de ser binário, rígido e centralizador, para oferecer ao usuário interfaces interativas.
O vídeo do youtube (http://www.youtube.com/watch?v=iphEbL4KS2o) onde Demi Getschko declara que “hipertexto é uma forma de embutirmos dentro de um texto outros “textos” e dentro desses “textos” outros textos ainda ou outras informações , ajudou a entender a idéia de hiperlinks.

Atividade 2.1 - NAVEGAÇÃO LIVRE
No Portal do Professor BR temos acesso a varias informações ligadas a prática da educação, permite a produção e coleta de informações sobre sugestões de aulas, links, tudo voltado para o professor, enquanto que no Portal do Professor PT traz diversidade de assuntos, mas também assuntos diversos, links para concursos, passatempo, sites de amizades, noticias do mundo entre outros.
Não encontrei nenhuma dificuldade ao navegar, ao contrário gostei muita da experiência de navegar a deriva, pude observar o que o site tem a oferecer como sugere o autor Marcos Vinicius Quiroga, que chama a atenção para os ganhos que podemos ter quando nos permitimos vagar no novo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário