Páginas

sexta-feira, 1 de julho de 2011

Reflexão sobre Os desafios da linguagem no século XXI. De Pedro Demo.


Reflexão sobre Os desafios da linguagem no século XXI. De Pedro Demo.

Concordo com Pedro Demo quando ele diz: “A escola parece um mundo estranho, a linguagem que o aluno usa na escola, quando ele volta para casa ele não vê em lugar nenhum. As linguagens, hoje, se tornaram multimodais. Um texto que já tem várias coisas inclusas. Som, imagem, texto, animação, um texto deve ter tudo isso para ser atrativo”. Na escola, a criança escreve porque tem que copiar do quadro. Na internet, escreve porque quer interagir com o mundo. A linguagem do século XXI – tecnologia, internet – permite uma forma de aprendizado diferente. Essa alfabetização deve se começar pelo professor, mas sabemos que muito de nós educadores não procuramos aprender essa nova linguagem (tecnologia internet), ficamos presos no ensinar a ler, escrever e contar, pois ate então é o que conhecemos, e nos sentimos seguros.
“As novas alfabetizações estão entrando em cena, e o Brasil não está dando muita importância a isso”. Então acho que é aí que temos que fazer uma grande mudança. Para mim, essa grande mudança deverá começar pelo professor.
 E devo dizer que é um grande desafio como professora, arrumar uma pedagogia na qual ela seja diferente, não só para dar aulas, mas que seja tecnologicamente correto. Que mexa com as novas linguagens, que tenha blog, e que participe desse mundo.

Um comentário:

  1. Esta atividade 3.1 - Contextualizando a mudança:Reflexão sobre Os desafios da linguagem no século XXI. De Pedro Demo, realizada por mim no Curso Ensinando e Aprendendo com as TIC – eproinfo/MEC

    ResponderExcluir